Dogecoin Brasil

Blog sobre Dogecoin, Bitcoin e outras Altcoins
Mineração

Como minerar Dogecoin?

Além de colher Dogecoins em faucets ou simplesmente recebendo de alguém, você pode minerar Dogecoin! Mas o que seria minerar? Preciso de uma pá, inchada e disposição para cavar por ai?

Mineração

Não nada disso! Para minerar Dogecoin, podemos usar o Processador do seu computador (CPU) ou o a sua placa de vídeo (GPU) para isso. Eles ficam incumbidos de fazerem cálculos matemáticos para isso e quando acharem um bloco criptográfico válido e que ninguém descobriu ainda, Bingo! O bloco de Dogecoin é seu, por isso usa-se muito o termo mineração ou mining (inglês).

Antes de mais nada, preciso informar alguns detalhes:

  1. Pode não valer a pena minerar Dogecoin, pois você precisa fazer um cálculo para saber se compensa fazer isso. Se você mora em um local onde a energia elétrica é barata pode valer a pena, caso contrário você gastará caro com energia elétrica e a mesma não irá se pagar com os Dogecoins minerados. A mineração via CPU ou GPU faz o seu computador trabalhar no limite, logo ele gastará mais energia elétrica do que o seu uso normal.
  2. Sobre o material que eu pesquisei: Se você possui uma placa de vídeo boa, a mineração de Dogecoin por GPU é mais eficiente do que via CPU.
  3. Sobre marcas de placa de vídeo: as placas da ATI são mais eficientes do que as da Nvidia para mineração! Esse link contém uma lista de placas de vídeo, processadores e seu desempenho medido em hashrate (kH/s), quanto maior, mais rápido é a mineração. Particularmente sou fã da Nvidia, é duro afirmar isso, mas é verdade!

Além disso, existem dois tipos de mineração:

  • Solo mining: o termo já diz por si só, você minerará sozinho, sem ajuda de ninguém. Pode levar mais tempo para minerar, mas os prêmios pela mineração são todos e exclusivamente seus.
  • Pool mining: você entrará em um “pool” que é um grupo de mineradores, a mineração é mais rápida por você não estar sozinho, mas os ganhos são compartilhados, por exemplo se um minerador descobre um bloco, o prêmio do mesmo é dividido por todos os membros do pool, geralmente uma porcentagem vai para o dono do Pool. Então você ganha dos outros, mas também compartilha dos seus ganhos. As regras aqui são exemplos, cada pool tem as suas regras, cabe você se informar sobre elas.

Existem vários debates na internet sobre solo mining x pool mining. Qual você prefere? Poste nos comentários a sua opinião!

Nos próximos posts, irei descrever como configurar o seu computador para mineração!

Abraços!

8 comentários em “Como minerar Dogecoin?

  1. Muito bom este artigo. Gostaria de que um artigo sobre configurar PC para mineração possa estar disponível o mais rápido possível, estou muito interessado pelos Dogecoins.
    Um abraço a toda equipe.

    1. Olá Silvio! Muito obrigado pelos elogios!
      Temos um artigo que explica como configurar o PC para minerar, segue http://www.dogecoin.com.br/2015/09/04/minerando-dogecoin-em-um-pool-com-cudaminer
      Esse é um artigo onde você faz mineração participando de um pool de máquinas. Ainda vou desenvolver um artigo onde você faz o self-minning, sem depender de pool.
      Lembrando que a dificuldade em minerar o Dogecoin está bem alta, não sei se vale a pena atualmente.
      Forte abraço! Se tiver uma sugestão de artigo, por favor avise-nos!

  2. O artigo está muito bom. Gostaria de saber se existe alguma mineradora que eu possa investir meus dogecoins assim como existe mineradora para investir bitcoin?

    1. Obrigado Vitor! No momento, não estou indicando nenhuma minerado/investidora, pois as existentes não são seguras, elas podem desaparecer a qualquer momento, por isso fica por sua conta e risco. Abraços!

  3. Parabéns sobre o artigo, você poderia escrever se tem algum meio de minerar por usb minerador preço e algoritimo, seria uma boa.

    eu não minero em pool nem solo, sim em multi pool com cpu comum mas meu processador tem 8 nucleos, faço 1 doge por hora, to atrás desses usb mineradores com preço rasoavel ainda nao vi nada

    1. Obrigado Marcio! Então, existe mineradores USB sim, são praticamente iguais a pen drives, porem internamente possuem poderos chips Asics, capaz de fazerem uma boa mineração! Infelizmente esse tipo de produto é bem caro por aqui e você só encontra em sites como ML e afins. O ideal é pesquisar e importar um via correios e fazer testes! Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *